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Thursday, July 20, 2006

Do cinetoscópio ao cinema digital

Tentar contar de forma breve a história do cinema americano é um desafio: o primeiro salão de cinetoscópios (máquinas nas quais filmes com duração aproximada de 20 segundos podiam ser vistos por uma pessoa de cada vez, olhando pela abertura de uma caixa), ou seja, o embrião das futuras salas de cinema, foi inaugurado em Nova York em 14 de abril de 1894! Desafio vencido pelo autor A.C. Gomes de Mattos em "Do cinetoscópio ao cinema digital: breve história do cinema americano".


Em vez de se prender à biografia de um ator, diretor ou filme, uma forma muito comum de se contar a História do Cinema, Mattos oferece um panorama mais completo, tratando simultaneamente dos aspectos estético, tecnológico, econômico e social do cinema americano em seus 112 anos. Baseando-se em seus conhecimentos sobre a sétima arte e amparado por uma extensa bibliografia, Mattos mostra, em apenas 235 páginas, como surgiu e se desenvolveu a mais importante e poderosa indústria cinematográfica do mundo.


Os vários equipamentos desenvolvidos para captar com mais perfeição a imagem e o som, a criação dos estúdios, a ascensão dos astros e estrelas com a valorização dos atores e atrizes (star system), o surgimento de Hollywood e a criação dos grandes estúdios (comoWarner, MGM, 20th Century Fox), o surgimento dos filmes arrasa-quarteirões (blockbusters) e dos grandes lançamentos de verão: Mattos mostra a gênese destas características pelas quais o cinema americano ficou conhecido.


A censura e a perseguição à classe artística nos anos negros do Macartismo são alguns dos assuntos abordados pelo autor ao tratar da relação entre o cinema e o público e o governo. Também é possível vislumbrar os bastidores bastante tumultuados do mundo corporativo da sétima arte: os conflitos entre produtoras e exibidoras, a aquisição dos estúdios por conglomerados (a AOL Time Warner é hoje o maior conglomerado de mídia do mundo), a promoção de filme em diversas mídias (TVs aberta e por assinatura, CDs de trilhas sonoras) e em produtos como brinquedos e videogames mostram que fazer cinema também é um negócio e, como tal, deve gerar lucros. Atualizado, uma cronologia no final do livro destaca os acontecimentos mais relevantes para a indústria do cinema ano a ano, de 1894 até 2005.

Livro: DO CINETOSCÓPIO AO CINEMA DIGITAL
Autor: A. C. Gomes de Mattos
Páginas:240
Preço : R$ 31,00

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